Silence

Imagem: Paramount Pictures


Wow que filme longo! 
Após The Wolf of Wall Street, Scorsese volta num filme bastante pessoal acerca da perseguição aos cristãos no Japão, durante o século 17. Segue a história de dois padres portugueses, Rodrigues (Andrew Garfield) e Garupe (Adam Driver), numa espécie de missão de resgate a um desaparecido padre Ferreira (Liam Neeson), numa terra onde os cristãos são forçados a renunciar à fé através da tortura e mesmo morte. 
A referência à longevidade do filme, prende-se com o cuidado que o realizador teve em filmar os gestos dos vários intervenientes, bem como mostrar ao visualizador o ambiente em redor, tentando transmitir uma espécie de serenidade, mesmo em cenas mais tensas, condizente com o titulo do filme. A isto junta-se a temática do filme, que aborda questões de fé e dúvida (paralelo com um exame a uma cultura e politica monoteísta), levando a um ocasional testar de paciência.
Apesar deste filme seguir a história do padre Rodrigues, é o elenco japonês que brilha, com grandes interpretações de Tadanobu Asano (o interprete), Issei Ogata (inquisidor) e Yôsuke Kubozuka (Kichijiro).

É um bom filme, recomendável para quem quiser ver um bom retrato do Japão do século 17, bem como o choque de duas visões completamente dispares do que uma religião deve ser.

Nota final: 7/10   


Encontramo-nos na próxima análise, John Wick 2!!


Comentários