Assassin's Creed


Imagem: 20th Century Fox
Bem esta é a minha primeira avaliação, oficial, de um filme, e para ser franco, não podia ter escolhido melhor/pior.

Desde já, vale a pena ir ver este filme? Sim se fores fã, não para o resto do comum mortal!! (não vale o preço do bilhete)

Assassin's sofre do mal comum a que todos os filmes baseados em videojogos, são muito rápidos e pouco precisos na exposição do argumento e personagens, e falham também em replicar a experiência ou a sensação de estar a jogar um jogo. Mas também é muito difícil tentar replicar algo com a duração de 2 horas, quando num jogo se passaram pelo menos 10 horas para o completar. Será que isto poderá ser feito um dia com qualidade? Só o tempo dirá.


Para quem não conhece ou jogou, Assassin's Creed tem como conceito central a possibilidade de uma pessoa, que com a ajuda do Animus, uma máquina que permite aceder e viver "memórias ancestrais" localizadas no ADN, explorando as mesmas na pele de um assassino. Isto assente numa rivalidade histórica entre duas ordens: os Templários e os Assassinos.
No filme, temos como protagonista principal Cal Lynch (Michael Fassbender), um recluso à espera da pena de morte, que "recrutado" pela Abstergo, corporação liderada por templários, pois este é um descendente de um assassino do tempo da inquisição espanhola, de seu nome Aguilar. A Abstergo tem como principal foco a procura de um item, a Maça de Eden, que conta a lenda dá a possibilidade de alterar ou desligar o livre arbítrio da humanidade, ficando assim vulnerável a quem controla a maça. Para saber a sua localização recorrem ao Animus, programa liderado por Sofia (Marion Cotillard) e pelo seu pai Rikkin (Jeremy Irons), pois são os assassinos que sabem da localização da Maça de Eden. Cal Lynch não é o único "voluntário" do programa, existindo outros mais, que têm em comum serem descendentes de assassinos.
Os três actores principais, sendo bons actores, fazem o melhor que podem com o pouco material que têm, a que não ajuda o fraco argumento, pois dei por mim várias vezes a contar o tempo até às cenas de acção. Aqui sim, o filme ganha pontos nas sessões do Animus, que apesar de serem poucas, recriam de foram idêntica as sequências de parkour e luta, bastante bem coreografadas e filmadas, não havendo aquela sensação de imagem a tremer por todos os lados.

Posto isto, vamos a notas: 4/10!!

E valeria menos se não fossem as sessões do Animus, pois aí sim ganha-se a sensação que realmente se está a viver a experiência Assassin's Creed, contudo são poucas sessões e bastante curtas.

Comentários